Testes de Modificações Básicas
Aumentar o desempenho original de um veículo sempre foi um grande anseio dos motoristas mais adeptos da velocidade. Em tempos de dinheiro curto, começam a pipocar no mercado diversas opções de baixo custo que prometem até 20% a mais de potência no veículo. Para esclarecer nossos leitores, resolvemos por a prova algumas das soluções mais oferecidas. O veículo testado foi um Ford Fiesta Glx 00, motor Zetec Rocam 1.6L, com 44.000 km rodados e em dia com todas as manutenções preventivas. O combustível era gasolina aditivada Shell com selo DNA Shell. Todos os testes de aceleração foram aferidos com velocímetro digital NÂO AFERIDO, portanto os números tem somente efeito comparativo. Conheça mais sobre o veículo neste link. Vamos agora conhecer as modificações testadas: 1- Admissão: Troca do
filtro de ar.
Fica muito claro aqui que a melhor configuração para o desempenho é a configuração original de fábrica, e isso se explica pelo fato de que um veículo antes de ser lançado tem seu desempenho o mais otimizado possível pela montadora, dimensionando da melhor forma possível todos os componentes a serem usados. Confira na foto abaixo, o filtro original do Fiesta Rocam: De
fábrica ele vem com uma densa espuma na parte inferior do filtro.
Acreditamos que ela tenha duas funções básicas: aumentar a
eficiência do filtro e principalmente restringir ainda mais a passagem
do ar. Função que deve ter sido verificada nas milhares de horas de
testes que estes motores sofrem antes de serem disponibilizados para o
mercado. 2-
Queima: Retirada ou introdução de potênciometro em série com o
sensor de temperatura:
Devido a grande piora já no 0-100 do veículo, decidimos nem aferir o 0-550m. Mais uma vez a modificação não trouxe qualquer benfeitoria ao desempenho do veículo. Ainda para tentar equilibrar a mistura ar/combustível, testamos sem filtro e sem sensor. Confira:
Esse foi o pior resultado que obtivemos com o veículo em todos os testes. 3- Condicionador de
metais: Militec-1: Fizemos a aplicação com o motor desligado e quente, e conforme a recomendação do distribuidor, rodamos por volta de 30 minutos para que o produto pudesse agir dentro do motor e refizemos os testes e infelizmente, depois dos testes anteriores, não obtivemos nenhuma surpresa. Novamente o desempenho do veículo ficou pior do que quando original. Confira:
Acreditamos que esse produto pode ter eficiência em motores de concepção antiga, como o VW-AP por exemplo. No caso do Zetec Rocam que conta com acionamento de válvulas roletado, o produto piorou o desempenho provávelmente por apenas ter diluído o óleo no cárter. A revista Motor Show realizou em dinamometro, teste com aditivos de óleo como o Militec-1. Confira abaixo os resultados:
4- Conclusões: |