Ford:
Motor CHT

01 - Melhorando o desempenho do Del Rey 1.6 (07/11/02)

 

01 - Melhorando o desempenho do Del Rey 1.6, dúvida de Marcos
     Olá !
     Gostatia de saber o que dá para fazer para o motor de meu carro ganhar maior desempenho. O carro é um DEL REY GL 1.6 motor CHT  76 Cv Alcool , Ano 85/86, apesar da idade ele consegue chegar à 155 Km/h (o velocimentro marca  160 Km/h), só que a 5ª marcha eu só engato após os 140 km/h, ao contrario que alguns falam,ele tem uma boa estabilidade comparando ao gol especial e outros que eu conheço.
     Gostaria saber se possivel quais as preparaçoes existente no mercado e o preço medio, e também os sistemas para rebaixar carros.
     atte.
     Marcos Darui Almeida

Resposta de Felipe Cavalcante:
     Marcos
     Temos dois fatores que limitarão um desempenho melhor no seu Del Rey: o peso e a cilindrada limitada.
     O Del Rey é um carro de peso considerável, como todo sedan familiar de amplas dimensões (para o Brasil). E o motor CHT é um motor compacto, que não permite aumento de cilindrada sem
que a sua durabilidade seja comprometida.
     Restam duas opções: optar por um motor capaz de uma cilindrada maior (como os AP dos últimos Del Rey) ou optar por instalar um turbocompressor no motor CHT, receita de preparação que costuma dar bons resultados, apesar de ser incomum.
     O preço varia de acordo com o nível de preparação. Um kit turbo básico costuma satisfazer a maioria das pessoas e custa em torno de R$ 1500,00.
     Não sei se compensa o investimento em um carro com essa idade, mas é que há disponível no mercado. Porém, não se esqueça jamais de melhorar o restante do carro, como o sistema de freios e suspensão, que pode se tornar mais firme com o uso de amortecedores especiais. Não recomendamos o
rebaixamento, a menos que você queira sacrificar o conforto, segurança e durabilidade do seu carro, mas poderá ser feito em alguma casa especializada em suspensão.
     Abraços
subir