Ford Fiesta Street Sedan 1.6 2002
O mexicano que chegou para balançar o mercado de sedans compactos

 

reportagem, fotos e testes realizados por Mark S., Editor de Testes FordHP

Desde o lançamento do Corsa Sedan, o segmento dos sedans de pequeno porte começou a receber atenção mais do que especial das montadoras. A Fiat lançou o Siena e a Renault o Clio Sedan para concorrerem com a GM, Ford e Vw ficaram de fora da briga. Já envolvida no projeto amazon e na finalização da nova fábrica em Camaçari, Bahia, a Ford viu no acordo comercial entre Brasil e México uma grande oportunidade para entrar na briga dos sedans pequenos. Devido a taxas de importação reduzidas em função do volume em dólares exportados, a Ford aproveitou a sua cota e passou a trazer para o Brasil o Fiesta Sedan já produzido no México. O carro agradou de forma bastante positiva o mercado que por diversos meses ficou desabastecido do modelo em função da alta demanda. Hoje o Fiesta Sedan vive sob a sombra do lançamento de um sedan do Novo Fiesta, que não tem data prevista para acontecer. Conheça mais sobre o carro nesta avaliação completa.

Fiesta Street - Nova denominação da linha baseada no Fiesta mk5

O Fiesta Sedan 1.6 tem como principais itens de série: Aquecedor, Calotas integrais aro 14´, Cinto de segurança traseiro de 3 pontos auto-retrátil, desembaçador do vidro traseiro, preparação para som com antena e 2 alto-falantes, PATS (imobilizador eletrônico), trava elétrica das portas e vidros verdes plus (75% de transparência) e acabamento interno aveludado. O modelo avaliado ainda dispunha dos seguintes opcionais: vidro elétrico, direção hidráulica, ar condicionado, Air bag para o motorista, rodas de liga aro 14´, bolsas porta revistas atrás dos bancos, abertura elétrica do porta malas, painel de fundo branco com conta giros e relógio digital.


Porte e conjunto de muito bom gosto

Exterior:

O Fiesta Sedan foi uma agradável surpresa aos olhos do consumidor. O público em geral sempre reclamou da traseira do Fiesta Street hatch, achando-a desarmoniosa e feia, mas a do sedan é de extremo bom gosto. O terceiro volume se integra muito bem ao restante do veículo que passa a nítida impressão de ser um modelo de porte maior.

A bela frente do Fiesta Street,  lateral com friso exclusivo e traseira marcante.

O friso lateral ganhou um novo desenho, bonito e arrojado. A frente segue praticamente identica à do Fiesta Street Hatch, exceção feita à pintura na grade embutida no pára choque. A traseira é alta e imponente, com linhas retas e muito bem definidas. O estilo ao todo é muito harmonioso e não passa a impressão de ser um projeto modificado, como no Clio Sedan por exemplo, onde o terceiro volume parece ter sido adaptado à traseira do carro.

Faróis com superf. complexa Rodas de liga leve. Traseira bem integrada ao conjunto

O conjunto ganha muito com as rodas de liga leve diamantadas idênticas ao do Fiesta Sport, o sedan passa a impressão para que o ve de fora de ser um veículo moderno e requintado. A Fiesta HP aprova com louvor o exterior do Fiesta Sedan. 

Interior:

O interior do Fiesta Sedan 1.6 é muito funcional. Os materiais empregados são de boa qualidade e a fixação das peças parece muito boa, já que o veículo não apresenta ruídos vindo de seu interior. Conheça os detalhes do interior do Fiesta Sedan 1.6

Painel e console:

O painel, igual ao da linha Fiesta Street Hatch, conta com painel de instrumentos com ótima visualização e alavancas para acionamento de limpador/lavador dos vidros e setas. 


painel de fundo branco

console ja conhecido

No centro do painel, temos os comandos de ventilação, aquecimento e ar condicionado. Aqui nos deparamos com a mesma falha encontrada na linha Fiesta Street Hatch, durante o dia, a luz indicadora de funcionamento do Ar Condicionado não é facilmente percebida, fazendo com que o motorista se dobre para conseguir enxerga-la. Logo abaixo, pouco a frente da alavanca do cambio, temos o botão para abertura interna do porta malas. Achamos que este só deveria ser habilitado desde que o carro estivesse desligado, o que não ocorre, possibilitando uma abertura acidental com o carro em movimento.

Sugerimos para o painel, a inclusão de luz de advertência de combustível na reserva, presente em quase todos os veículos produzidos atualmente.

Espaço, Ergonomia, Conforto e Porta-malas:

Os bancos são muito aconchegantes. A espuma é bastante densa, o motorista tem a  impressão de estar sendo abraçado pelo banco. Os apoios lombar e lateral são bons e em ótima medida, dispensando o ajuste manual.


bancos ergonômicos na frente...

... e espaço de sobra atrás.

Os painéis de porta são práticos, funcionais e no mínimo nostálgicos, pois lembram muito aos dos antigos escorts. O descansa braço cumpre muito bem a sua função e apesar da estranha posição, os comandos dos vidros elétricos são alcançados facilmente. O botão do lado do passageiro causa estranheza em função da sua orientação vertical em relação ao vidro. 

acionamento do vidro elétrico em local bastante baixo

Deixamos aqui a sugestão da disponibilização de acionamento elétrico dos vidros traseiros e retrovisores, além de ajuste de altura e profundidade do volante. Itens que fazem falta a um sedan desse porte.

O porta malas é fantástico, impressionante, possui poucos cantos vivos e leva uma grande quantidade de bagagem. Devido a sua traseira alta, o vão do porta-malas é bastante grande facilitando a entrada de bagagens com grande volume. O encosto do banco traseiro é bipartido e rebatível, possibilitando ampliar ainda mais o volume interno para bagagens. O estepe é alojado dentro do porta malas. No caso do pneu furar com o porta malas cheio, será necessário remover tudo do porta malas para retirar o estepe. Uma pena a não utilização da solução para o estepe do fiesta hatch, que possui estepe externo.


porta malas grande e espaçoso

A grande surpresa no sedan foi dada pelo espaço para os passageiros que viajam no banco de trás. O espaço é muito superior ao do Fiesta Street Hatch e no mínimo se equivale ao espaço de seus concorrentes. Passageiros mais altos não ficam com o joelho raspando no banco da frente e tampouco encostando a cabeça no teto.

A suspensão tem calibragem que privilegia o conforto, bastante macia, ela absorve muito bem os trancos e solavancos causados por nossas ruas esburacadas. Em nenhum momento no teste o veículo mostrou alguma tendência séria a perder o controle, mesmo em piso molhado o veículo sempre se comportou de forma excepcional.

O Fiesta Street Sedan 1.6 passou com louvor em nossa avaliação e o recomendamos como uma ótima compra.

Onde estão os 30cm???

Por curiosidade, nós da Fiesta HP decidimos comparar o tamanho e as diferenças estéticas entre Fiesta Street Sedan e o Fiesta Street Hatch. O resultado obtido foi no mínimo estranho.

Pelo manual do proprietário, o Fiesta Sedan tem 4,12m de comprimento e o Hatch tem 3,81m, mas nas fotos lado a lado, ficamos muito cismados com a diferença de tamanho entre os carros. Confira:

A impressão que ficou nas fotos, principalmente na 3a, foi a de que o hatch é aproximadamente 10cm menor que o sedan. Fomos tirar a prova e usando a velha e boa trena e achamos os 30 cm. Achamos 3,84m no Hatch e 4,14m no sedan.

Notas do Editor:

O carro faz juz ao slogan da Ford. Mesmo com boas expectativas, o carro me surpreendeu. Seu comportamento dinâmico e seu conforto são fantásticos. Excelente carro. Ele me surpreendeu, agora deixe um surpreender você também.

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