Ford Fiesta Trend 1.0 Flex 2007
Depois de uma
longa espera, o Rocam 1.0 ganha tecnologia flexível.
reportagem, fotos e testes
realizados por Mark S., Editor de Testes FordHP
Finalmente ele chegou. Apesar da Ford ser a primeira montadora do país a
apresentar um protótipo dotado de tecnologia bicombustível, ela foi a
última a entrar nesse mercado que hoje responde por mais da metade dos
veículos vendidos no país. Em 2004 veio o 1.6 flex e só agora, no final
de 2006, já na linha 2007, a tão esperada tecnologia chega ao valente
Rocam 1.0.

emblema identificador da nova motorização
Problemas com fornecedores e longos testes de durabilidade e
confiabilidade são a justificativa para a demora.
A linha
O
Ford Fiesta Hatch conta com duas versões e duas motorizações na linha 2006.
First |
Motores: 1.0
ou 1.6 Rocam Flex.
Série:
Pára-choques na cor do veículo, Conta Giros, Aviso son. de
faróis acesos, PATS.
Opcionais: A/C, DH e Vidros e Travas elétricas. |
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Trend |
Motores: 1.0 ou 1.6 Rocam Flex.
Série: A/C, DH, Vidr. e Trav. elétricos, Estof. aveludado e
painéis de tecido nas portas.
Opcionais 1.0: Nenhum
Opcionais 1.6: Retrovisores elétricos, Rodas de liga, Cd Player,
Alarme, ABS e Air Bag.
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O Fiesta
Trend 1.0 Flex em ação
Estética
Em relação à linha 2006, pouco mudou no Fiesta. Apesar dos 4 anos de
mercado, o design moderno e inovador do Fiesta continua agradando o
público. As mudanças ficam por conta da pintura de série das maçanetas
do veículo e do emblema Flex informando a nova motorização.
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Os belos angulos do Fiesta. |
Interior e Equipamentos
A versão avaliada mantém o bom nível de equipamentos oferecidos desde a
linha 2005, trazendo como novidade apenas luzes de leitura individuais
dianteiras. Ítens como aviso sonoro de faróis ligados, abertura interna
elétrica do porta-malas, iluminação de porta-malas e porta-luvas e
regulagem de altura do banco do motorista continuam figurando como ítens
de série na versão Trend.

A nova iluminação interna tem luzes de leitura
individuais
Painel e Console:
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O painel é de fácil leitura e o console é moldado em
uma única peça, objetivando uma maior durabilidade |
- O painel é bonito,
ganhou novo grafismo na linha 2007 e continua nesta versão com aros prateados em volta dos mostradores. Além dos indispensáveis ítens que
devem constar em qualquer
carro desta categoria (velocímetro, conta giros, termômetro da
água e manômetro de combustível), o Fiesta possui alerta sonoro de faróis acesos e
conta também com o exclusivo
modo test dos painéis com hodômetro digital dos veículos Ford, onde pode-se consultar por exemplo a velocidade real do veículo ou ter um conta-giros digital por
exemplo. (Consulte nossas dicas)
Falta agora apenas inserir o esperado computador de bordo.
- O console central, é simples mas funcional, o cinzeiro e
o acendedor de cigarros são considerados acessórios e são vendidos separadamente. Os
comandos de acionamento de vidros contam com função um toque para
descida no motorista.

- A preparação para áudio inclui somente a fiação e a antena. Os
alto-falantes são vendidos à parte.
Espaço,
Ergonomia, Conforto e Porta-malas:
Como legítimo representante da nova geração de carros Ford, o espaço
interno surpreende e o veículo acomoda com conforto, cinco pessoas
adultas. Nesta versão o motorista tem à sua disposição o banco com regulagem
de altura. Os tecidos são agradáveis ao toque e o nível de
ruído é apenas aceitável, chegando a incomodar durante o tráfego em
rodovias.
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Ótimo espaço interno
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A posição elevada de dirigir agrada muito. A longa alavanca de câmbio,
inspirada nos carros de rallye, ajuda fazendo com que o motorista
desloque pouco o seu braço nas mudanças de marchas. A visibilidade é
surpreendentemente boa, a área envidraçada dianteira é fantástica e a
traseira, muito pequena, é compensada pelos ótimos retrovisores
convexos.
Rodando, o veículo transmite segurança ao motorista. A suspensão
possui um acerto macio e absorve bem as irregularidades do solo. E uma
boa notícia, a unidade testada nos pareceu mais firme e sólida em
relação a unidades testadas anteriormente. Será um salto de qualidade na
construção do veículo?
Segurança:
Opcionalmente apenas a versão 1.6 Flex pode vir equipada com duplo air-bag e ABS. Mas se você
fizer questão desses itens, será obrigado a levar junto rodas,
retrovisores elétricos, vidros elétricos nas quatro portas, alarme, som e faróis de
neblina, pois a Ford só oferece esses equipamentos nos veículos com
todos os opcionais instalados.
Porta-Malas:
Com capacidade de 305L, é o maior da categoria. Sem cantos vivos, acomoda
os mais diversos tipos de malas. Apenas nos desapontamos com a retirada
do carpete usado nas caixas de roda, que agora estão expostas e
desprotegidas.
Notas do Editor:
O Fiesta Flex mostrou ser uma boa
opção em sua faixa de preços. O propulsor Flexível em combustível o
deixou ainda mais competitivo em relação à concorrência.
Com um bom
pacote de equipamentos, o veículo se sai bem no uso urbano, no entanto,
o uso rodoviário, principalmente em pista simples, requer perícia e
habilidade. O motor Rocam 1.0 Flex precisa ser levado sempre à altas
rotações no caso de uma ultrapassagem ou até mesmo uma subida mais
íngreme.
Posicionado no mercado de compactos premium, custa de tabela R$
37.520,00 e concorre contra Corsa Max (R$ 34.830,00), Fox Plus (R$
39.117,00) e Palio ELX (R$ 36.658,00). Apenas o Palio que é de uma
categoria inferior (assim como o Fox) é mais equipado. Mais do que por
méritos próprios, os deméritos da concorrência explicam o porque da
liderança do Fiesta na categoria.
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