Ford
Courier L 1.6 Flex 2008
Pronta para o trabalho.

Reportagem, Texto, Fotos: Mark Smith
- Piloto de Testes
FORDHP
Lançada no Brasil em 1996 já
como modelo 1997, a Picape Ford Courier passa de seus 10 anos de idade. Com uma
proposta diferenciada, principalmente após o ano de 1999 quando ganhou o
estilo atual e o motor Rocam 1.6L, a Courier é a melhor opção do mercado
de picapes pequenas quando o objetivo é capacidade de carga,
confiabilidade e robustez.
Contando com um mercado
cativo, em 2006, vendeu em média 720 unidades mensais e até junho de
2007, 775. Números respeitáveis para um veículo que não recebeu qualquer
mudança significativa ou apelo de marketing nos últimos 7 anos.

Com a implementação do motor
flexível, a unidade avaliada, L
catálogo Base, nos mostrou toda sua aptidão para o trabalho e que a Courier ainda tem muito à oferecer.
A linha
A
Ford Courier tem reduzida oferta de versões e opcionais.
L 1.6 |
Motor: 1.6 Rocam
Flex.
Série:
Grade protetora vidro traseiro, Protetor de caçamba, Brake
Light, PATS
Opcionais: A/C com aquecedor, DH, Vidros e travas elétricas. |
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Van 1.6 |
Motor: 1.6 Rocam
Flex.
Série:
Grade protetora vidro traseiro, Protetor de caçamba, Brake
Light, PATS
Opcionais: DH e Aquecedor. |
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XL 1.6 |
Motor: 1.6 Rocam Flex.
Série: L Completa + Acabamento
superior + Conta-Giros + Farol de Neblina + Iluminação da caçamba +
Pára-choques Pintados + Rede Porta Objetos na cabine + Relógio
Opcionais: -
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Para maiores informações, consulte o configurador online de veículos Ford (aqui).
Com preço de tabela partindo de R$ 29.960,00
(básico - julho/07), a Courier é o mais barato frente aos seus
concorrentes com motorização comparável (Strada 1.8 Trekking - R$
34.990,00, Montana 1.8 Conquest - R$ 31.387,00 e Saveiro City 1.8 - R$
31.695,00). Equipado na versão XL, atinge no valor de tabela R$
39.455,00. Existe ainda a versão Van, que traz de fábrica uma capota
alta, deixando a Courier semelhante ao Fiorino em funcionalidade, mas
com maior capacidade de carga.

Sem mudanças estéticas desde 2000, o modelo
tem público cativo.
O Estilo
Sem mudanças desde 2000, a Courier é um
velho conhecido das ruas. Derivada do Fiesta Mk5 (street), o estilo
é agradável mas não chama a atenção e tampouco se destaca nas ruas.
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Nota-se a aptidão para o trabalho nos
pára-choques pretos e na ausência de calotas |
Devido a proposta do
veículo, o uso de pára-choques pretos é positivo, bem como a utilização
de rodas de aço sem calotas. A única mudança em relação ao modelo 2007 é
a aplicação do emblema Flex na tampa traseira.
Interior e Equipamentos
Sem mudanças significativas
desde o lançamento em 1996, o interior da Courier é bastante simples. A
versão base não conta com revestimento de tecido nas portas e
tampouco apoio emborrachado para os pés do motorista.

Interior simples mas de boa qualidade
Painel e Console:
O conhecido console tem
soluções criativas para otimizar o espaço interno. À frente do
passageiro o console é recuado, aumentando o espaço para as pernas. Os
poucos comandos disponíveis estão bem localizados e sinalizados. Os
materiais são de boa qualidade e aparência, herança da época em que os
carros Ford eram referência em acabamento.

Painel com iluminação direta.
O painel, apesar de claro e de fácil
leitura, sugere uma volta ao passado devido à iluminação direta sobre os
instrumentos. Velocímetro, temperatura da água e nível de combustível
estão lá, mas falta o conta giros.
Equipamentos:
A
versão avaliada, básica, fica devendo aquecimento da cabine, muito útil
para o desembaçamento do pára-brisa. A tampa do combustível, além de não
ser comandada internamente, tem chave separada da chave de ignição, um
retrocesso inaceitável. Além do indispensável, tem luz de
cortesia e espelho no pára-sol do passageiro. Do lado de fora,
brake-light, grade protetora do vidro traseiro e protetor de caçamba.

Espaço,
Ergonomia, Conforto e Caçamba:
O espaço interno é suficiente. Com
motoristas de até 1,70m, sobra espaço para uma pequena mala atrás dos
bancos dianteiros. A
posição de dirigir é boa e o volante tem boa empunhadura.
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Interior agradável e
com espaço para pequenos volumes atrás dos bancos. |
A visibilidade é muito boa.
Os retrovisores externos tem boa dimensão e lentes convexas. Mas a
grande protetora do vidro traseiro atrapalha um pouco a visão do
retrovisor interno.
Fica como ressalva a posição
do extintor de incêndio, que incomoda bastante o passageiro.

Extintor incomoda
panturrilha do passageiro
A caçamba tem protetor
de série e possui diversos ganchos para amarração de carga. A tampa é
facilmente removível e sua remoção não interfere na condição legal de
rodagem, pois a placa está no pára-choque.

A caçamba acomoda grandes
volumes e sua tampa pode ser removida
Notas do Editor:
Conhecida no mercado por sua
confiabilidade e robustez, a Courier por muitas vezes deixava de ser
opção pela falta do motor Flex. Agora, além de agradar o seu mercado
cativo, tem fôlego para conquistar novos consumidores.
Infelizmente, devido a falta
de atualizações estéticas e campanhas de marketing, seria muita
pretensão achar que a implantação da nova motorização trará a Courier
de volta à mente do principal consumidor do segmento das picapes
pequenas, jovens solteiros que procuram um veículo um pouco
mais potente dos que os 1.0 e raramente usam suas caçambas.
Para o presente, acredito
que possa-se esperar um incremento sensível nas vendas. Para o futuro,
fica a dúvida se a Ford a substituirá por um derivado do "Novo Ka" ou
continuará acomodada com a posição atual do produto.
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