Características Técnicas
Dados informativos sobre mecânica e projeto do veículo:

 

Motor:
Rocam Flex
Cilindros: 4 cilindros em linha
Cilindrada: 1.0 L    Válvulas: 8v
Taxa de Compressão: 12,8:1
Diâmetro dos cilindros: 68,68 mm
Curso do êmbolo: 67,40 mm

Potência:  71 cv @ 6000 rpm (gas)
73 cv @ 6000 rpm (alc)
Torque máximo: 9,1 kgmf @ 4750 rpm (gas)
9,3 kgmf @ 4750 rpm (alc)


Dimensões:
Porta Malas: 305L
Tanque de Combustível: 54L
Peso: 1.083 kg
Comprimento: 3930 mm
Largura: 1765 mm
Altura: 1497 mm
Distância entre eixos: 2488 mm

Câmbio:
1º  4,08:1
2º  2,29:1
3º  1,52:1
4º  1,11:1
5º  0,88:1
Ré 3,62:1
Diferencial  4,56:1

Pneus:  175/65R14 Pirelli Cinturato P4

   

Notas do Editor:

Sem mudanças desde a implementação da alimentação flexível em combustível, o Rocam 1.0 Flex agrada por sua durabilidade mas desaponta por seu desempenho. Mesmo com o carro parado em ponto morto, o motor sobe vagarosamente sua rotação. Esperamos que os modelos de Camaçari (Fiesta e Ecosport) recebam o quanto antes o módulo de injeção Visteon já usado na Courier e Focus, ambos Flex.

 

Comando de válvulas apoiado em rolamentos, fluxo cruzado de gases na câmara de combustão, sensores individuais de detonação, alta taxa de compressão (12,8:1) e válvula termostática eletrônica são ítens de destaque da motorização.

 

Achamos o plano de manutenção da linha Ford exagerado. São exigidas revisões a cada 6 meses ou 10.000 km, o que ocorrer primeiro. É difícil entender o que aconteceu para que o período de troca de óleo do Rocam, que em seu lançamento era de 20.000 km ou 1 ano, fosse reduzido pela metade.

 

Os concessionários já não seguem o plano de manutenção, oferecendo diversos reparos não necessários, resta agora saber se os proprietários o seguirão, já que a Ford deixou de oferecer a cobertura de 3 anos contra imobilização, o Ford Mobility.

 

 

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