Comparativo Fiesta X Celta

Assuntos relacionados aos veículos da marca.

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Comparativo Fiesta X Celta

Mensagempor Silvio MK5 em Seg Mar 19, 2007 5:36 pm

Caros colegas,

Quero dividir com vocês minha experiência que venho fazendo entre meu Fiesta, o Azul, e o Celta da minha esposa, o Durval.

Antes, caracterizando ambos. O Fiesta é um GL 4P 1.0 ZR 2001 Gasolina e o Celta é um Spirit 2P 1.0 VHC Flexpower. O Azul anda com gasolina comum e aditivada da BR, e o Durva só na cachaça... Dois pequenos valentes!

Acabamento: Mesmo mais velho, sinto o Fiesta muito superior no acabamento, principalmente nos detalhes como quebra-sol, tanto pela aplicação dos tecidos (que não tem no Celta), tanto no visual interno em geral, apesar do Celta ter conta-giros original desde o modelo de entrada (Life) e uma manopla de câmbio mais bonita. O Fiesta é mais completo e requintado no acabamento, só não sei dizer sobre o Street 2006XCelta, que seria um comparativo mais adequado.

Regime de trabalho do motor: sinto que o Celta trabalha em maior giro de motor que o Fiesta, e a 5ª do Celta parece ser um mais longa que do Fiesta. Já li que o Celta tem câmbio mais curto, ainda não comparei os manuais, mas percebo isto pelos "coices" que dou no motor do Celta nas reduções e retomadas das "banguelas". Esta relação de marchas com um motor com 7cv à mais faz o Chevinho arrancar bem mais bonito que o Fiesta. Mas como os dois são 1.nada, tudo bem...

Embreagem: A embreagem do Celta é macia e permite um escalonamento de marchas muito agradável, embora a "folga" na alavanca do câmbio me causasse algumas raspadas de 4ª pra 5ª quando não entrava a 3ª. Justifico isso ao fato de a alavanca de marchas do Fiesta ser muito precisa e justa, permitindo engates precisos e rápidos, ou seja, falta de costume com o Celta. Só que a embreagem do Fiesta tá loco, é dura pra p*rr@, e às vezes me perco no "ponto" das trocas de marcha. Nunca raspou nem entrou marcha errada, só que o giro do motor nem sempre cai no ponto certo após a troca. Neste ítem, fico dividido entre a precisão do câmbio do Fiesta e a maciez da embreagem do Celta.

Visibilidade: Prá que kit visibilidade, quase não dá pra ver nada pelo retorovisor do Celta mesmo? O resultado daquele "relance" no retrovisor são os dois encostos de cabeça e a cobertura do motor do limpador traseiro... Nas manobras, no Fiesta eu tenho melhor noção de distância, e acho muito melhor de se "ver" no Fiesta que no Celta, embora que as portas maiores do Celta melhorem a visão lateral (claro né, o Celta é 2P kr@/o...). Mesmo 4P, nesse ponto gosto mais do Fiesta. Bom mesmo era o chorão (Hobby 1.0) - também, tinha mais vidro que lata...

Design: Um dia desses eu tava na garagem comparando os dois de frente. O Fiesta tem um visual mais esportivo, principalmente pela frente, mais incorpado que o Celta. Gosto do desenho dos dois, mas o que chama atenção no Celta é a harmonia do conjunto grade-parachoque dianteiros, embora não tão invocada quanto a do Fiesta. Lógico, o projeto desse Celta é muito mais atual que o do Fiesta, e se compararmos o Corsa 2001 e o Fiesta MK5 (igualando as idades...) é Fiesta!

Consumo: Como todo bom cachaceiro, a "pinga" é mais consumida que o "uísque", mas é mais barato. Considerando o custo por km rodado, tá quase empatado, afinal, o Azul roda 550Km com R$80,00 de gasolina, e o Celta roda 450Km com R$50,00 de alcool, ambos na estrada. Ao que tudo me indica no extrato bancário, o Celta é mais econômico. Também porque roda só no alcool. Seria mais correto comparar com gasolina, mas tô sem coragem $$$ de fazer isso...

Bom, no geral, gosto mais do Fiesta, só que o Celta tem a embreagem e o consumo que eu gosto mais. Atribuo estas qualidades ao fato do Celta ser um carro mais novo, com motor mais forte e rodar no álcool que o MK5 1.0. Se fosse um Celta 2001 ou um Fiesta 2007, nem teria comparação...

Ford é Ford: comparando com um carro 6 anos mais novo, ainda tá pau à pau!

O Q 6 acham?

 

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Mensagempor Venom em Seg Mar 19, 2007 5:54 pm

Meu pai já teve um Celta 1.0 versão mais básica (não tinha nem ar quente, acreditam?) e atualmente ele tem um Fiesta street 2005.

Com certeza, fico com o Street!
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Mensagempor Gustavo87 em Seg Mar 19, 2007 6:14 pm

na minha opinião.. o mk5 bate todos os carros 1.0 atuais, em questão de conforto, visibilidade, desempenho, design.. mas o q mais me impressiona é a força desse 1.0 ZR em alta rotação.. depois dos 3500 RPM.. o bicho deixa de ser 1.0 e vira um 1.6 anda muiiiito bem, adoro esse motor, até com o A/C ligado.. o motor dele é valente depois dos 3500 RPM!! não troco por nenhum.. nem pelo Mk6 e nem pelo Mk6-B (Mk7)
Abraços,
Gustavo.

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Mensagempor RCC em Seg Mar 19, 2007 6:30 pm

é interessante descobrir por que o fiesta e até o ka são tão mais pesados que o celta.
Com os 2 no elevador, vc percebe isso.
O eixo traseiro(aquela cantoneira que liga as 2 suspensões) do fiesta é grosseiro, é toscamente reforçado e superdimensionado. O do celta não da pra entender como aquilo não racha.
Mas balanças dianteiras, o papo é igual.

Desce uma serra com o fiesta e depois com o celta, e me fala de qual vc gosta mais :lol:
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Mensagempor Bodhi em Seg Mar 19, 2007 7:32 pm

Minha namo tem um Celta. Tirando o design, que é um ítem subjetivo, a única coisa que o Celta tem notavelmente melhor que o Fiesta é o ar-condicionado e o espaço pra quem vai atrás.

Em todo o resto, o Fiesta é melhor, chegando ao extremo em relações de marchas. O do Celta é extremamente curto. Chega a ser nojento.
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Mensagempor Silvio MK5 em Seg Mar 19, 2007 9:23 pm

Ah, outro ponto que o RCC me lembrou: suspensão.

Não sinto firmeza no molejo nem na estabilidade do Celta como todo.

Vindo aqui pro serviço, tem um trecho que emenda duas pontes, e tem dois desníveis. A velocidade de tráfego neste trecho é uns 90Km/h.

Passando nesse trecho com o Celta, ele mantém a trajetória, não puxa pra nenhum lado, vai direitinho, mas o balanço da carroceria assusta se comparado com o Fiesta, que praticamente não mexe.

Quando eu puxei 150 no Celta, ele balançou com o vento e vibrou. À 140 no Fiesta não tive esta sensação, ainda que eu tenho o pneu remold que vocês tanto crucificam e não interferiu na vibração do carro, que é bem menor que o Celta, e a carroceria não balança, é firme no chão. O Celta até abria um pouco mais o velocímetro, mas na boa: fiquei com medo...

Contra fatos não há argumentos...

PS: os amortecedores do Fiesta são 82000Km originais...
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Mensagempor eduardo_rp em Seg Mar 19, 2007 11:25 pm

num 0-100 na media celta acaba sendo mais rapido que street ou igual (street pós 2004 sem o MALDITO buraco a figura muda, e o celta é literalmente enrabado) a grande questão é que ninguem faz comparativos diariamente e aí amigo, 1.0 com torque em baixa como rocam não existe, celta pode parecer retomar bem porque tem cambio curtissímo, mais é diferente, eu posso colocar 50 km/h e encarar qualquer avenida em 5° marcha que ele vai, não porque o cambio seja curto, pq ele tem força, e é isso que faz o carro gostoso do dia-a-dia, é isso que faz o rocam ser o rocam, pode esmirilhar quando quiser que ele gira como poucos, pode andar em baixa rpm que ele da conta do recado.

não falo do seu celta flex novo porque não conheço, unica coisa que eu acho dele é horroroso mesmo, mais da geração antiga posso falar que o cambio é muito mais curto que o do fiesta, a 70km/h em 5° o carro parece pedir uma sexta marcha, cortar 60 km/h em segunda é vergonhoso.
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Mensagempor Gustavo87 em Seg Mar 19, 2007 11:55 pm

eduardo_rp escreveu:posso falar que o cambio é muito mais curto que o do fiesta, a 70km/h em 5° o carro parece pedir uma sexta marcha, cortar 60 km/h em segunda é vergonhoso.


o meu street em quinta marcha lá perto dos 120.. 130 km/h parece q o bicho tá esgoelado.. sempre parece q tá pedindo 6 marcha.. acho q deveria ser mais longa a quinta marcha do street.. mas pelo o q eu sei, o celta pede até a décima quinta marcha de tão curto q é o cambio.. :roll:
Abraços,
Gustavo.

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Mensagempor Andre_macedo em Ter Mar 20, 2007 12:11 am

737-800 escreveu:
eduardo_rp escreveu:posso falar que o cambio é muito mais curto que o do fiesta, a 70km/h em 5° o carro parece pedir uma sexta marcha, cortar 60 km/h em segunda é vergonhoso.


o meu street em quinta marcha lá perto dos 120.. 130 km/h parece q o bicho tá esgoelado.. sempre parece q tá pedindo 6 marcha.. acho q deveria ser mais longa a quinta marcha do street.. mas pelo o q eu sei, o celta pede até a décima quinta marcha de tão curto q é o cambio.. :roll:


Por incrível que pareça a 5ª marcha de qualquer rocam 1.0 (Ka/Mk5/Mk6/Mk7) é pouca coisa mais curta que a do VHC, o problema é que o VHC tem funcionamento muito "áspero", passa a impressão de estar esgoelado acima de 3500rpm :shock: , além da 1ª e 2ª marcha serem curtas demais, dá até raiva !
Na falta de um VHC, tem dois aqui em casa, sendo que o classic roda na gasolina e o celta no GNV (e mesmo assim a 1ª continua "curta").
As únicas vantagens que vejo neles em relação ao meu fiesta são a leveza do pedal da embreagem e a maciez de acionamento dos comandos (seta, farol..), além do acabamento do classic que eu gosto e da cor verde-guaraná do celta que é muito bonita e chama a atenção heheheh. Curiosamente o classic sempre andou mais que o celta (mesmo antes do gnv), provavelmente pq o celta era carro de frota, enquanto o classic foi comprado 0km.
Comparar o resto com o fiesta Mk6 é até covardia, apesar do classic ser um carrinho bem honesto.
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Mensagempor Elisson em Ter Mar 20, 2007 9:15 am

Cara, o Celta é tosco!!! Aff...acabamento horrivel, sem linhas interiores....e dia desses descobri (pq meu irmão comprou um) que o acionamento da buzina é lateral e não na capa do volante!!! Ah, faça o favor voltamos no tempo?????
de vete! Trabalhando em busca de um 4x4!
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Mensagempor Venom em Ter Mar 20, 2007 9:34 am

Elisson escreveu:Cara, o Celta é tosco!!! Aff...acabamento horrivel, sem linhas interiores....e dia desses descobri (pq meu irmão comprou um) que o acionamento da buzina é lateral e não na capa do volante!!! Ah, faça o favor voltamos no tempo?????


É verdade... hahahaha. Muito tosco...
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Mensagempor mauro em Ter Mar 20, 2007 9:55 am

Quando tive o Fiesta Street 1.0, é um carro muito bom, mas pra mim tem um detalhe que é fundamental: Economia.
E infelizmente o ZR 1.0 que eu tive, não sei se foi pq eu comprei usado, não era econômico. Andava muito, mas gastava igual ou mais do que o GLX que tinha anteriormente.
Com o Classic não, é um carro extremamente honesto, não é feio, tem sim seus defeitos, como um cambio um pouco impreciso pra trocas mais rápidas, o motor mais aspero em altas rotações, realmente projetado pra andar na cidade.
Já passou meu tempo de querer exigir o máximo do carro, querer sair na frente de todo mundo, porque tb é notório que quando vc exige ele gasta e o custo ($) de tudo isso morre na tua conta corrente, quando vc para no posto.
Outro detalhe, meu street 01/02 não tinha "buraco" na aceleração que o Edu sempre cita. Mesmo em situações extremas, nunca rateou, engasgou ou coisas do gênero.
Ainda acho tb que um VHC bem tocado dá um bom trabalho pro Rocam 1.0.
E outra coisa, dentre os populares hoje, não tem muito o que comparar, são todos praticamente iguais, simples e espartanos e o pior, muito caros. Pena que a Ford abandonou o Street e não colocou Flex no Ka.
Ai sim iria impulsionar as vendas, vide o Mark que comprou um Celta Life pq o Ka é só gasolina.
Finalizando, para as minhas necessidades, acho o Classic melhor que o Fiesta Street.

Abraços

Mauro
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Mensagempor Silvio MK5 em Ter Mar 20, 2007 12:57 pm

Elisson escreveu:Cara, o Celta é tosco!!! Aff...acabamento horrivel, sem linhas interiores....e dia desses descobri (pq meu irmão comprou um) que o acionamento da buzina é lateral e não na capa do volante!!! Ah, faça o favor voltamos no tempo?????


Calma, calma, já puseram o acionamento da buzina no volante! Os 2006 já são assim. Foram-se os tempos do saudoso Corcel II!
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Mensagempor eduardo_rp em Ter Mar 20, 2007 2:22 pm

seu fiesta era street ou class com ou sem ar, pode ser a dica pra mim solucionar isso de vez, o porcaria, detesto isso, afunda o pé e o carro amarra, vc se lembra qual era o modelo da injeção ?

voltando a comparação classic = carro, o celta eu dispenso, hoje mesmo se eu compra-se um carro zero cairia no classic, acabsmento de uma epoca que carro popular queria agradar o dono.
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Mensagempor Silvio MK5 em Ter Mar 20, 2007 3:14 pm

Edu_rp,

Como escrevi, o meu Fiesta é um GL 2001 1.0 ZR e pelo que já li, a injeção é a EEC-V. Se afundar o pé no acelerador ele amarra mesmo.

Vai uma dica de quem descobriu isso na marra: use apenas 1/2 do curso do acelerador! Isso mesmo!

Acelera na casquinha, depois de dar aquela fritadinha, meio que tira o pé e deixa ele começar subir o giro sozinho, e só depois apertando o pedal levemente, levemente mesmo, acompanhe proporcionalmente a subida da rotação. Bem assim mesmo, carca o pé pra arrancar, solta um pouco e depois acompanha o giro com o pé. Você vai se surpreender!

Sei lá porque cargas d'água isso acontece e se é certo funcionar desse jeito, mas quando eu estico assim, ainda mais com escape esportivo, parece até turbo (menos né...), sobe o giro rápido, e quando eu "tolo" o pé, ele vai fazendo bóóóóóóóhhhh e enquanto não sobe o giro nos +/-3500, parece que tá puxando uma âncora...

Já o Celta, a melhor receita que eu testei pro bichinho sair queimando é acompanhar o giro com o acelerador do início ao fim, sem dar aquela "aliviada" que nem no Fiesta.

Gostei dessa frase: o Classic é da época em que carro popular era feito para agradar o dono. Justifica bem.
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