Ford Escort RS 1.8 16v 1999
O apelo esportivo que faltava para a linha Escort.

 

 

reportagem, fotos e testes realizados por Mark S. e Rodrigo P., equipe Ford HP

 

Desde o fim do grande XR3, em 95, ficava a lacuna de um esportivo na linha Ford. Quando lançado, em 97, o "Escort Zetec", só trazia como opções as versões GL (básica) e a GLX (luxo). Então em 1998, a Ford lançou uma versão esportiva, com o intuito de atrair o público jovem, que até então não demonstrava tanto interesse pelo modelo e acabava preferindo seus concorrentes (Astra, Golf ou Brava). Disponível somente na versão 3 portas, mais bonita porém menos prática que a 4 portas o modelo durou 3 anos, quando então foi tirado de linha, e aos poucos o Escort foi dando lugar ao Focus.

 

Exterior:

A grande diferença entre o RS e os outros modelos da linha estava no exterior. Rodas 14" com design exclusivo, grade estilo colméia ( depois adotada como item de série nos Escort Rocam), frisos pintados na cor do veículo, luz de neblina traseira e faróis de milha.

Ainda externamente, destaca-se o belo kit aerodinâmico do RS (sigla para Rallye Sport), que é composto por spoilers laterais, defletores no pára-choque traseiro e aerofólio. Não sabemos por que razão o pára-choque dianteiro não recebeu mudança alguma como o do XR3, que trazia um desenho exclusivo. Apesar desse detalhe, o kit combina perfeitamente com o desenho de formas arredondadas, característica dos Ford do final dos anos 90, criando um design bastante harmonioso e apagando a imagem do mal sucedido 2.0i Racer.

Interior e equipamentos:

Honrando a tradição da marca, o Escort RS apresenta um interior muito bem acabado. Painéis de porta almofadados, tecidos aveludados e de desenho agradável e isolamento acústico fazem parte de uma série de "mimos" que agradam ao motorista e passageiros, tornando a viagem mais agradável. Na linha 99, a padronagem dos tecidos foi modificada, trazendo um tom mais claro que o das linhas 97 e 98. De série o RS vem com vidros, travas e retrovisores elétricos, ar-condicionado, abertura do porta-malas por comando interno, chave com controle remoto, Cd-Player, cintos de segurança de 3 pontos retráteis, computador de bordo e direção hidráulica.

Interior, painel e console:

O Painel de fundo branco com ponteiros laranja, exclusivo do Escort RS, Courier Si e Fiesta 16v tem uma bela grafia e é de fácil visualização. Ao lado direito dele se encontra o computador de bordo, que tem como funções: Relógio, Distância percorrida, cronômetro, velocidade média, consumo médio (calibrado corretamente com km/l, diferente da estranha medida adotada no Focus) e autonomia. À sua esquerda estão os botões dos faróis de milha e da luz de neblina traseira.

A direção, hidráulica de série, não conta com a regulagem de altura, presente nos GLX, mas em compensação vem com um volante de diâmetro menor, de pega mais esportiva e revestido em couro.

No console central se localizam os comandos da climatização interna, o som (este com viva voz embutido), um porta trecos e o cinzeiro. O comando dos vidros elétricos, um toque para o motorista, estão localizados no console entre os bancos, talvez não a melhor opção, mas não compromete a ergonomia mesmo assim.

Apesar da extensa lista apresentada, a Ford não disponibilizou na versão RS teto solar, que é um dos acessórios preferidos dos adeptos a carros esportivos.

Porta-malas

Porta malas, com abertura interna ao lado do banco do motorista, acomoda com folga a bagagem da família. Se isso não for suficiente, o encosto traseiro bipartido na proporção 60/40 pode ser rebatido, assim como o assento. Estepe se localiza embaixo do revestimento do porta-malas, assim como o macaco.

Notas Fiesta HP:

Rodrigo Plumari, Webdesigner: O Ford Escort RS sem dúvida mostra o bom trabalho da Ford nos últimos anos do modelo. Conjunto motor + câmbio bem acertados, nivel de conforto excelente e preço competitivo. Sem contar que feitas as manutenções periodicamente e trocando ítens de desgaste natural, o modelo não apresenta quaisquer problemas mecânicos. O único senão é o preço do seguro, bem mais caro que as outras versões.

Mark Smith, Webmaster: O que mais impressiona nesse carro é o casamento câmbio longo com motor 16v. Com uma incrível elasticidade, o Motor Zetec 1.8 16v proporciona um rendimento fantástico sem gastar muito. O interior do carro é muito confortável, com tecidos claros que dão a sensação de espaço e aveludados. Infelizmente, nos dias de hoje, nem na linha Focus temos tantos requinte quanto nesse Escort.

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