Ford Ecosport 4WD 2.0 16v 2004
A união de desempenho,
tecnologia e estilo
Reportagem, Texto, Fotos: Mark Smith
- Piloto de Testes
FORDHP
Este teste teve um gosto especial para o editor que vos fala. O começo
foi difícil. Diversos rangidos invadiam o interior do veículo, acima de
4000 rpm, o veículo não crescia de forma satisfatória, e em nossa
primeira medição, o desempenho não foi páreo nem ao menos para bater um
Fiesta 1.0. Mas ao fim do 1º tanque com combustível batizado e com a
correta montagem dos bancos, o carro tomou outra personalidade. Andando,
transpunha valetas, buracos e lombadas sem problemas e/ou rangidos.
Acelerando, deixava para trás quaisquer rivais que pudessem aparecer.
Confira agora, a avaliação completa de um carro surpreendente, que
justifica plenamente o seu sucesso no mercado. Ford EcoSport - Bem-vindo
à vida.
inscrição lateral identificando a versão
Exterior:
Baseado na plataforma do Novo Fiesta (Mk6) o
Ecosport tem um design marcante. As versões de base já
impressionam por onde passam, a versão 4WD, impressiona ainda mais. A
carroceria de altura elevada e segmentos bem definidos quebra a mesmice
das ruas e chama a atenção de todos. Os grandes faróis redondos que
adornam a grande grade com textura de colméia dão a impressão de
robustez.
belo porte
A moldura que envolve os pára-lamas, se estende aos pára-choques e às
portas. Os estribos laterais e a inscrição 4WD acima do borrachão
diferenciam esta versão das demais quando se analisa o EcoSport pelas
laterais.
A tampa
traseira é montada corretamente, abrindo da direita para a esquerda. O
estepe montado externamente dá um toque de esportividade ao desenho e
traz praticidade para a eventualidade de uma troca de pneus. Diferindo
esta versão das demais, apenas a inscrição 4WD abaixo do emblema do
veículo e as lanternas com setas fume, no lugar das tradicionais
transparentes.
O estepe deu um toque esportivo ao modelo
Interior e equipamentos:
Num primeiro
contato, o Ecosport 4WD pode trazer estranheza por custar mais de R$
60.000 e apresentar plásticos tão pobres, mas basta se aventurar uma vez
em terreno fora de estrada para entender que tal deficiência, pode se
transformar em vantagem. Com poucos cantos vivos, o painel é fácil de
limpar. Veja por dentro o que o Ecosport 4WD pode lhe oferecer:
Painel e
console:
o console com nosso gtech após os testes
- O painel é bonito, claro e de fácil leitura tanto
durante o dia quanto à noite. Além dos indispensáveis itens que qualquer
carro desta categoria deve ter (velocímetro, conta giros, termômetro da
água e combustível), ele tem aviso sonoro de faróis acesos e o exclusivo
modo test dos painéis com hodômetro digital dos veículos Ford, onde se
pode consultar velocidade real do veículo e conta giros digital por
exemplo. (Consulte nossas dicas)
- No painel, os
pontos negativos ficam pela falta de sofisticação (ausencia de computador de
bordo, indicador de portas abertas, temperatura externa, data) e pela imprecisão
do marcador de combustível.
- O console central, é simples mas funcional, contém um
cinzeiro que é reversível em um bom porta copos. O Toca CD aliado a alto
falantes de baixa qualidade tem som sofrível e comandos nada intuitivos,
com botões e inscrições minúsculos.
Espaço,
Ergonomia e Conforto:
Como legitimo representante da nova geração de carros Ford, o espaço
interno surpreende e o veículo acomoda com conforto cinco pessoas
adultas. O motorista tem à sua disposição banco e volante com regulagem
de altura e um pequeno bolso na frente do banco para pequenos objetos.
Já o passageiro dianteiro, tem embaixo de seu banco um interessante
porta objetos.
o bom espaço para o banco de
trás |
utilíssimo porta objetos |
Para quem vai atrás, um micro porta revista atrás do
banco do passageiro e iluminação direcionada. (mas que incrivelmente não
se acende com a abertura das portas traseiras.)
A lista de itens de série é bem interessante, com air
bag duplo, vidros e retrovisores elétricos, travas elétricas, ar
condicionado, direção hidráulica, travamento/destravamento das portas à
distancia e freios ABS como principais itens. Mas vale ressalvar que
incrivelmente os vidros não dispõem de função um toque e temporizador e
as travas não tem travamento/destravamento automático.
Porta-Malas:
Apesar de não contar com um porta malas avantajado, o Ecosport tem boa
versatilidade para carregar cargas. Dispondo de banco e assento traseiro
bipartidos e rebatíveis, diversas opções se formam para o transporte das
cargas. Caso ainda não caiba tudo, pode-se usar o bagageiro no teto, que
tem regulagem de distância entre as barras de fixação.
|
|
|
o bom
porta malas com suporte para garrafas, totalmente carregado e o
bagageiro de teto. |
|
Tour Fiesta HP - Ilhabela -
Castelhanos:
Curioso? Visite o
Fiesta HP Tour
e confira nossa aventura em busca de "Seu Amestor" e seus
incríveis caranguejos amestrados. |
|
Notas do Editor:
O Ecosport 4x4 me surpreendeu positivamente. Com
desempenho de carro de passeio e força de utilitário, o carro conquista
pela sua docilidade na condução. O sucesso no mercado é totalmente
justificado. A melhorar somente a maciez do câmbio que se mostrou
bastante pesado para as trocas de marcha e o manual de instruções do
carro, que não apresenta a versão avaliada.
Avaliações FORDHP -
Início
www.fordhp.com.br
|