Ford Ecosport 4WD 2.0 16v 2004

A união de desempenho, tecnologia e estilo

 

Reportagem, Texto, Fotos: Mark Smith - Piloto de Testes FORDHP

 

Este teste teve um gosto especial para o editor que vos fala. O começo foi difícil. Diversos rangidos invadiam o interior do veículo, acima de 4000 rpm, o veículo não crescia de forma satisfatória, e em nossa primeira medição, o desempenho não foi páreo nem ao menos para bater um Fiesta 1.0. Mas ao fim do 1º tanque com combustível batizado e com a correta montagem dos bancos, o carro tomou outra personalidade. Andando, transpunha valetas, buracos e lombadas sem problemas e/ou rangidos. Acelerando, deixava para trás quaisquer rivais que pudessem aparecer. Confira agora, a avaliação completa de um carro surpreendente, que justifica plenamente o seu sucesso no mercado. Ford EcoSport - Bem-vindo à vida.


inscrição lateral identificando a versão

Exterior:

Baseado na plataforma do Novo Fiesta (Mk6) o Ecosport tem um design marcante.  As versões de base já impressionam por onde passam, a versão 4WD, impressiona ainda mais. A carroceria de altura elevada e segmentos bem definidos quebra a mesmice das ruas e chama a atenção de todos. Os grandes faróis redondos que adornam a grande grade com textura de colméia dão a impressão de robustez.


belo porte

A moldura que envolve os pára-lamas, se estende aos pára-choques e às portas. Os estribos laterais e a inscrição 4WD acima do borrachão diferenciam esta versão das demais quando se analisa o EcoSport pelas laterais.

O estilo New Edge caiu muito bem ao pequeno utilitário da Ford.

A tampa traseira é montada corretamente, abrindo da direita para a esquerda. O estepe montado externamente dá um toque de esportividade ao desenho e traz praticidade para a eventualidade de uma troca de pneus. Diferindo esta versão das demais, apenas a inscrição 4WD abaixo do emblema do veículo e as lanternas com setas fume, no lugar das tradicionais transparentes. 


O estepe deu um toque esportivo ao modelo

Interior e equipamentos:

Num primeiro contato, o Ecosport 4WD pode trazer estranheza por custar mais de R$ 60.000 e apresentar plásticos tão pobres, mas basta se aventurar uma vez em terreno fora de estrada para entender que tal deficiência, pode se transformar em vantagem. Com poucos cantos vivos, o painel é fácil de limpar. Veja por dentro o que o Ecosport 4WD pode lhe oferecer:

Painel e console:


o console com nosso gtech após os testes

- O painel é bonito, claro e de fácil leitura tanto durante o dia quanto à noite. Além dos indispensáveis itens que qualquer carro desta categoria deve ter (velocímetro, conta giros, termômetro da água e combustível), ele tem aviso sonoro de faróis acesos e o exclusivo modo test dos painéis com hodômetro digital dos veículos Ford, onde se pode consultar velocidade real do veículo e conta giros digital por exemplo. (Consulte nossas dicas)

- No painel, os pontos negativos ficam pela falta de sofisticação (ausencia de computador de bordo, indicador de portas abertas, temperatura externa, data) e pela imprecisão do marcador de combustível.

- O console central, é simples mas funcional, contém um cinzeiro que é reversível em um bom porta copos. O Toca CD aliado a alto falantes de baixa qualidade tem som sofrível e comandos nada intuitivos, com botões e inscrições minúsculos.

o bom volante de couro, console com vão para pequenos objetos e o painel iluminado.

Espaço, Ergonomia e Conforto:

Como legitimo representante da nova geração de carros Ford, o espaço interno surpreende e o veículo acomoda com conforto cinco pessoas adultas. O motorista tem à sua disposição banco e volante com regulagem de altura e um pequeno bolso na frente do banco para pequenos objetos. Já o passageiro dianteiro, tem embaixo de seu banco um interessante porta objetos. 


o bom espaço para o banco de trás


utilíssimo porta objetos

Para quem vai atrás, um micro porta revista atrás do banco do passageiro e iluminação direcionada. (mas que incrivelmente não se acende com a abertura das portas traseiras.)

A lista de itens de série é bem interessante, com air bag duplo, vidros e retrovisores elétricos, travas elétricas, ar condicionado, direção hidráulica, travamento/destravamento das portas à distancia e freios ABS como principais itens. Mas vale ressalvar que incrivelmente os vidros não dispõem de função um toque e temporizador e as travas não tem travamento/destravamento automático.

Porta-Malas:

Apesar de não contar com um porta malas avantajado, o Ecosport tem boa versatilidade para carregar cargas. Dispondo de banco e assento traseiro bipartidos e rebatíveis, diversas opções se formam para o transporte das cargas. Caso ainda não caiba tudo, pode-se usar o bagageiro no teto, que tem regulagem de distância entre as barras de fixação.

o bom porta malas com suporte para garrafas, totalmente carregado e o bagageiro de teto.

 

 

Tour Fiesta HP - Ilhabela - Castelhanos:


Curioso? Visite o Fiesta HP Tour e confira nossa aventura em busca de "Seu Amestor" e seus incríveis caranguejos amestrados.

 

Notas do Editor:

O Ecosport 4x4 me surpreendeu positivamente. Com desempenho de carro de passeio e força de utilitário, o carro conquista pela sua docilidade na condução. O sucesso no mercado é totalmente justificado. A melhorar somente a maciez do câmbio que se mostrou bastante pesado para as trocas de marcha e o manual de instruções do carro, que não apresenta a versão avaliada.

 

 

Avaliações FORDHP - Início

www.fordhp.com.br